top of page
  • Foto do escritorABCD MS

COLÁGENO NA ODONTOLOGIa

10 principais terapias de estímulo ao colágeno que os dentistas já estão utilizando.

>> O dentista está apto a usar terapias de estímulo ao colágeno na Odontologia (na sua área de atuação)


Colágeno (substantivo masculino) - principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais


Até os 25, 30 anos, nosso corpo ainda o produz, mas é nessa época também, que começamos a degradá-lo mais e produzir menos. Ou seja, o corpo passa a fabricar menos colágeno e destruí-lo cada vez mais rápido. Ele é fundamental para a estrutura da pele e sua degradação é a responsável pela flacidez. Cada ano que passa a produção é menor e o resultado dessa ausência maior.


Fatores como genética, estilo de vida, meio-ambiente, fumantes, exposição ao sol sem proteção e maus hábitos alimentares, também pesam nessa balança, ajudando na destruição do colágeno. Por outro lado, algumas pessoas muito jovens podem começar a dar sinais de envelhecimento, como pés de galinha, bigode chinês e flacidez. Pode ser corrigido através do estímulo do colágeno.


Conheça 10 principais terapias de estímulo ao colágeno que os dentistas já estão utilizando, confira:


1. Skinbooster


A técnica conhecida como Skinbooster é uma grande novidade para tratamento da pele. Com esse tratamento é possível oferecer uma hidratação profunda e mais completa para a pele. Nesse tratamento são utilizadas injeções na pele, não com o objetivo de criar volume como no do AH normal e sim de oferecer uma hidratação imediata.

 A substância que é injetada é uma combinação de ácido hialurônico de baixa concentração com outras substâncias que auxiliam na hidratação imediata. O resultado do Skinbooster é uma pele mais jovem com um visual mais saudável. Apesar de relativamente novo, esse tratamento já é reconhecido por sua eficácia e por não oferecer riscos.


2. Microagulhamento


O microagulhamento é um tratamento em que são usadas diversas agulhas esterilizadas e de aço cirúrgico, que pode inclusive estar dispostas em um rolo (que tem, em média, 200 agulhas), para facilitar sua aplicação. Esse rolo é aplicado na pele, provocando pequenas punturas, que aumentaram a vasodilatação, estimularão a formação de colágeno e também aumentam a absorção de alguns medicamentos direto na pele.

Dessa forma, o microagulhamento pode ser usado para diversos problemas de pele, como envelhecimento, flacidez, cicatrizes de acne ou queimaduras, estrias e manchas na pele (como o melasma, por exemplo).


3. Ozonioterapia


O tratamento facial com oxigênio tornou-se, rapidamente, o favorito em Spa´s porque promove um aparente preenchimento imediato de rugas finas e o aparecimento de um brilho cutâneo relevante.

Tal tratamento emprega oxigênio comprimido, que é jateado diretamente na superfície da pele por meio de uma pistola de alta pressão, seja puro ou associado a soro rico em nutrientes. A alta pressão força-o a penetrar até as camadas mais profundas da epiderme, o que gera imediatamente uma aparência renovada da pele, a qual se torna macia e corn aparência de juventude. As pequenas imperfeições ficam mascaradas


4. Fios de Polidioxanona (PDO)

É um novo método de lifting facial não-cirúrgico com aplicação de fios PDO (Polidioxanona) através de finas agulhas (de acupuntura) para tratamento de flacidez, rugas, volume imediato, estímulo do colágeno e revitalização cutânea.

Fio PDO é um monofilamento sintético 100% biodegradável e absorvível pelo organismo utilizado há muitos anos principalmente como sutura em cirurgias internas, notou-se que as cicatrizes ficavam bem menos evidentes com a utilização deste fio e a pele com excelente aspecto. A partir de então foram realizados diversos estudos para aplicação na face e corpo para estimulação intensa de colágeno e elastina.


5. Dermocosmética

O Dermocosmético é um produto com ativos farmacológicos que agem nas partes mais profundas da pele, produzindo melhora de dentro para fora. Eles possuem registro grau 2 na Anvisa, ou seja, são classificados como cosméticos, porém com comprovação científica de seus efeitos e segurança.

6. Fototerapia


Esse protocolo tem como objetivo a reabilitação funcional estética com laser/Led de todo o sistema Músculo Aponeurótico Superficial, que por sua vez, estimula a síntese de colágeno e melhora o tônus muscular, promovendo uma perfeita hidratação da pele, com efeito de luminosidade, clareamento e lifting imediato.

Esse protocolo é realizado numa sequência semanal e com números de sessões de acordo com a necessidade do paciente, prévio a Aplicação de Toxina Botulínica e/ ou  Ácido Hialurônico.




7. Ácido Polilático > Sculptra

O Sculptra, ou ácido poli-L-lático, é um tratamento estético desenvolvido para quem quer estimular a produção de fibras de colágeno nas regiões escolhidas para aplicação. É um dos tratamentos mais eficientes do mercado para quem está procurando rejuvenescer a pele ou até mesmo uma região corporal específica. O procedimento pode tratar as rugas e a flacidez da pele, já sendo evidentes na segunda sessão os resultados da aplicação.

Ele é compatível com qualquer pele e não causa nenhum tipo de reação alérgica. Quando aplicado, o Sculptra se decompõe e não oferece nenhum tipo de risco ao organismo. O colágeno, produzido pelo procedimento, pode durar até 2 anos, com resultados seguros e naturais, sem deixar sua pele machucada ou mesmo com alterações.


8. Radiofreqüência


A radiofrequência é um tratamento estético utilizado no combate à flacidez do rosto ou do corpo, sendo muito eficaz para eliminar rugas, linhas de expressão e até mesmo a gordura localizada e também a celulite, sendo um método seguro com efeitos duradouros.

O aparelho de radiofrequência eleva a temperatura da pele e do músculo para aproximadamente 41ºC e isto contrai o colágeno existente e aumenta a produção de mais fibras de colágeno e elastina, dando mais sustentação e firmeza à pele. Além disso, a elevação da temperatura rompe as membranas das células de gordura, fazendo com que esta seja eliminada do corpo. Os resultados podem ser observados nos primeiros dias logo após a primeira sessão e o resultado é progressivo, e por isso, quantos mais sessões, a pessoa fizer, maiores e melhores serão os resultados.

9. Biocerâmica

Nanopartículas em tecidos / acessórios, como máscaras e tapa olhos. Estes geram radiação infravermelha na pele, estimulando o colágeno, entre outras funções.

10. PRF (Fibrino Terapia)

O tratamento é bem rápido, e simples. É tirado uma amostra de sangue do próprio paciente. Logo após esta primeira etapa, o líquido é centrifugado num aparelho específico, que separa o plasma rico em fibrina. Esta manipulação do plasma deve ser bem cuidadosa. A diferença em relação a outras técnicas de preenchimento é que no caso do PRF o plasma será reabsorvido bem rápido, só que terá estimulado a formação de colágeno. Pode-se dizer que é uma técnica complementar ao preenchimento com ácido hialurônico.


FONTES: - tuasaude.com.br - Profª. Sandra Figueiredo - Profª Alessandra Kichese - Prof. Marco Carrion - http://www.tribunadonorte.com.br - http://www.lalarudge.com.br/


Todas estas 10 terapias serão temas de conferências no CONTOX Campo Grande. Aproveite para conhecê-las de perto!


Confira as conferências sobre terapias de colágeno em Campo Grande:

JOEL ALVES JR. (RJ)

 Fios Faciais na Odontologia

AROLDO ALVES JR. (RS)

Como Prescrever Dermocosméticos e Nutricosméticos

LÍDIA HENNINGER (RJ) 

Novos Preenchedores - Acído Polilático SCULPTRA

WAGNER NODA (PR) 

Microagulhamento na Odontologia

CRISTIANO PAIVA (MG) 

Células Tronco/IPRF/Biocerâmica...[HOF nas Especialidades Odontológicas

LIVIA GOMES (MG) 

Laser e Leds na Harmonizaçao Orofacial

ALEXANDRE KARAM (BA) 

Ozonioterapia na Harmonizaçao Orofacial

PAULO ROGÉRIO DE TORRES (SP) S

kinbooster  na Harmonização Orofacial


Alô Campo Grande! Alô Mato Grosso do Sul! O CONTOX está chegando...

Data: 31 de agosto e 1º de setembro de 2018

Local: Centro de Eventos do Hotel Jandaia


Prepare-se... Campo Grande será a capital latino americana da Harmonização Orofacial na Odontologia por 2 dias.


O que esperar do CONTOX Campo Grande:

INOVAÇÕES eficazes e surpreendentemente simples

- Conferencistas do Brasil e América Latina

- Feira comercial e geração de networking

- Um encontro com coerência, diversidade, acessibilidade, criatividade, diversão e integração. o que acontece no CONTOX se multiplica

826 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Contox Campo Grande

🤩✨Nos dias 19 e 20 de novembro acontecerá o CONTOX - Terceira edição em Campo Grande do Contox 😃🙌🏻 O maior congresso da América Latina de Harmonização Orofacial na capital de Mato Grosso do Sul! ✨

bottom of page